Precisa de Ajuda?

(22)3851-2901

Hospital Nina Rodrigues se destaca por serviços de excelência e gestão inovadora


Publicação: 29/04/2019 - 17:20:00

Em São Luís do Maranhão há uma unanimidade quando se pensa em saúde pública, é o Hospital Nina Rodrigues (HNR). Referência no estado e nacionalmente, os serviços prestados na instituição atendem a população por várias perspectivas. Além do serviço principal de assistência a saúde imediata, o Hospital tem programas de reciclagem, reinserção no mercado de trabalho, educação infantil e um trato diferencial com os pacientes psiquiátricos. Com a direção de Ruy Cruz, os índices de qualidade se elevam continuamente.

As equipes que compõe a unidade fazem cursos de educação continuada e permanente, capacitações e oficinas. Para o usuário, ampliou-se a oferta de tratamentos complementares com equipe multidisciplinar que vem desenvolvendo atividades como: piqueniques, sessões de cinema, bailinhos carnavalescos, curso de grafitagem, fábrica de bolsas feitas de lona estão entre as oficinas que são planejadas com fins terapêuticos. Em breve, uma fábrica de brinquedos educativos será aberta visando à população infanto juvenil.

O hospital tem sido essencial também na mudança de mentalidade acerca de saúde mental e da Reforma Psiquiátrica, na medida em que atua tanto inserindo o paciente na sociedade, como trazendo a sociedade para perto da unidade, mostrando à sociedade que saúde mental não é ausência de sofrimento, mas sim ter qualidade de vida com base no entendimento que é preciso lidar com frustrações, medos, raivas e alegrias comuns à vida. Tal trabalho desenvolvido aos usuários do SUS só vem sendo possível graças as parcerias conquistadas, a dedicação dos profissionais da Saúde Mental, além da confiança e sensibilidades do Secretário de Estado da Saúde Carlos Lula e toda a sua equipe.


Fábrica de vassouras recicláveis com pacientes do Hospital

Há no Hospital uma fábrica de vassouras para os pacientes e internos. Atualmente já há 3 pacientes acostumados e realizando as atividades, que chegam a produzir 90 vassouras por dia. Cada vassoura é vendida ao preço de R$12,00, pela cidade já existem vários pontos de venda. A fábrica tem um ponto de produção na unidade, que gera junto com as atividades ofertadas do Hospital, instrumentos, mediador e técnicas necessárias para a confecção das mesmas. A intenção é que se possa orientar aos usuários do serviço, familiares e comunidade em geral que haja a venda e se gere renda para as próprias famílias.

Cada paciente cuida de uma etapa do processo. Além das vassouras também são confeccionados jogos, com as tampas das garrafas, para garantir a produção, o hospital deu início a uma campanha de doação de garrafas pets, que podem ser entregues na própria unidade, e em diversos pontos de coleta na Capital.