Precisa de Ajuda?

(22)3851-2901

Programação especial no HNR em comemoração aos seus 75 anos de fundação


Publicação: 07/10/2016 - 11:36:00

Neste mês de março estão sendo desenvolvidas diversas atividades envolvendo os pacientes que realizam tratamento no Hospital Nina Rodrigues, e também os que já foram reintegrados à comunidade, mas que continuam participando das ações no hospital, devido às comemorações dos 75 anos do HNR. A programação conta com apresentações culturais, torneios esportivos, simpósio de saúde mental, gincanas, além de bazar com produtos confeccionados pelos pacientes. O Invisa que faz a gestão do hospital junto a Secretária de Saúde do Estado, fica horado em fazer parte dessa história.

Na quinta-feira (10), aconteceu um bazar no ambulatório do hospital que expôs a venda toalhas de cozinha e capas de sofá confeccionadas por pacientes do hospital, como resultado do projeto terapêutico desenvolvido desde agosto de 2015. Além do bazar, um espetáculo de dança foi apresentado aos pacientes por um grupo artístico filantrópico formado por amigas dos funcionários do hospital.

Todas estas atividades fazem parte do tratamento disponibilizado aos pacientes, pois no período em que eles estão aqui precisam ter contato com ações que desenvolvam a capacidade e autonomia”, explicou o diretor Ruy Cruz.

Além do artesanato, estiveram à venda também biscoitos produzidos na cozinha da Vovó Lourdes, por meio do projeto ‘Arte Culinária’, criado para os usuários dos serviços de saúde mental da SES como forma de promover novas alternativas nutricionais e de renda, que contribuem para a inclusão dos pacientes no meio social, de acordo com os preceitos da Reforma Psiquiátrica e dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

A paciente Elizete Feitosa, de 31 anos, participa da ‘Oficina de Corte e Costura’ e ajudou na confecção dos produtos expostos no bazar. “É muito bom aprender e ocupar o nosso tempo fazendo coisa boa. Já sei colocar elásticos, fazer os cortes e bainhas das toalhas. Eu acho muito legal participar das aulas, me sinto bem aqui”, contou a paciente.