Precisa de Ajuda?

(22)3851-2901

O Invisa segue na gestão de 18 residências terapêuticas no Espírito Santo


Publicação: 20/10/2017 - 00:00:10

   O Invisa segue na gestão de 18 residências terapêuticas no Espírito Santo.  Dez delas ficam em Cariacica, duas em Vitória e em Vila Velha e Serra são três em cada. Vários projetos são executados nas RTs para garantir a inserção social dos moradores, como passeios à praia e ao museu, todos acompanhados pelos cuidadores. “Nós fizemos um calendário mensal de passeios com os moradores. Muitos deles não possuem benefício, então, já nos organizamos com a nutricionista para liberar o "kit passeio", para as cuidadoras fazerem os lanches e sucos para levar junto aos moradores”. Explicou Mariana Capucho, coordenadora do Serviço Residencial Terapêutico do Invisa. 

    Os passeios são realizados mensalmente, por município, de acordo com a demanda dos moradores. A coordenadora ressalta que os próprios moradores escolhem onde querem ir e se querem ir, contando sempre com a presença das cuidadoras e da equipe técnica para dar o suporte. Alguns passeios são realizados com parceria dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) dos municípios e também de estagiários (em parceria com a SESA e universidades do ES).

    Outro projeto que vem sendo executado é o de Culinária, realizado por referências da equipe técnica no município de Cariacica. Os moradores relatam o que querem produzir (biscoito, bolo, doces) e o material é ofertado pela nutricionista do INVISA e o trabalho é supervisionado pelas cuidadoras e equipe. Mariana Capucho explica que este projeto tem como objetivo o autocuidado, as habilidades manuais e a apropriação do espaço residencial.

    Os moradores também tem contato com a Arte dentro das RTs, onde em conjunto com estagiários de psicologia, que levam o material de pintura para os moradores, eles produzem desenhos e pinturas, expondo muitas vezes nas paredes da casa. Sempre realizando as atividades voluntariamente, como destaca sempre a coordenadora, visto que em todos os projetos a agregação deve ser espontânea, onde o morador escolhe em participar ou não das atividades propostas, assim como nos passeios. 

    Também acontecem em média duas festas  em cada município por mês, comemorando os aniversariantes. As festas acontecem dentro das próprias  RTs, com recursos dos moradores (quando eles possuem benefício social), ou com recurso do estoque do INVISA, com o "kit festa" liberado pela nutricionista e os quitutes feitos pelas cuidadoras da RT, assim como nos passeios. Os moradores das casas se encontram em uma delas para comemorar os aniversariantes. O Invisa também realiza festas temáticas como o Arraiá Caipira e festas em comemoração ao dias dos pais, mãe e natal.