Precisa de Ajuda?

(22)3851-2901

Unidade de Acolhimento Adulto Estadual em ação


Publicação: 18/01/2018 - 16:00:00

   


     A Unidade de Acolhimento Adulto Estadual é um dispositivo (Ainda não habilitado) da Rede de Atenção Psicossocial do Estado Maranhão. A UA acolhe pessoas em situação de rua e com problemas decorrentes do uso de drogas, onde além do tratamento clinico, também são envolvidas em diversas atividades que contribuem no processo de reabilitação. 


    Os pacientes são encaminhados pelo Caps Ad Estadual que assim como a UA, também funciona dentro do complexo do Hospital Nina Rodrigues. De acordo com a gestora do local, Lucilene Castro, os pacientes podem permanecer até seis meses em tratamento na Unidade. “Dependendo da necessidade como por exemplo, problemas familiares e de saúde eles podem ficar por aqui durante este determina tempo. Ao final são encaminhados para outros serviços para dar continuidade ao tratamento como por exemplo a Fazenda esperança, conveniada com nosso governo.” Explicou.


      Os pacientes são envolvidos em atividades bem diversificadas, acompanhados por uma equipe multiprofissional qualificada e habilitada para atuar com público da UA. Lucilene destaca que uma vez por semana acontece uma atividade extramuros, ou seja, fora da UA. “Vamos a Praia, ao Teatro, realizamos torneios de futebol, atividades expressivas, peças de teatro, musical, aulas de yoga, tai chi chuan, alongamento, meditação, curso de capacitação profissional dentro e fora da Unidade e participamos de eventos diversos sempre com nossos usuários.” Disse a gestora.


    Todas as atividades propostas fazem parte do processo de reabilitação, para que eles possam exercitar sua cidadania e se sentirem inseridos em nossa sociedade de forma plena e produtiva, como enfatizou Lucilene.